Pomerode confirma primeiro caso de Chikungunya

Trata-se de um caso importado, que não apresentou sinais de gravidade

Por Roman Raiter 06/03/2024 - 09:18 hs
Foto: Pixabay/41330

A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya, em Pomerode. Trata-se de uma mulher de 46 anos, que apesar de não ter apresentado sinais de gravidade, relatou sintomas intensos, e por longo período.

A paciente esteve na cidade de Coronel Fabriciano (MG), onde os casos de arboviroses dengue e chikungunya vem numa crescente desde outubro, conforme Secretaria de Governança da Saúde/Setor de Epidemiologia do município, e já veio de lá com os sintomas.

Segundo a paciente, os sintomas iniciaram ainda em janeiro, no dia 15. O primeiro exame foi realizado no dia 23/01 e o confirmatório no dia 08/02. O resultado chegou para a Secretaria de Saúde na última segunda-feira (04/03).

Sobre a doença:

A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Esta infecção pode causar sintomas graves, como febre súbita e dores articulares intensas, além de manifestações neurológicas graves em casos mais severos.

É importante estar ciente dos sintomas, que incluem febre, dores musculares, manchas vermelhas na pele e até mesmo complicações gastrointestinais.

Se você ou alguém que você conhece apresentar esses sintomas, é fundamental procurar um médico imediatamente. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e laboratoriais, disponíveis pelo SUS.

Prevenir a Chikungunya é tão importante quanto tratá-la. Assim como com outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a eliminação dos criadouros de mosquitos é essencial. Verifique sua casa, local de trabalho e vizinhança regularmente para evitar água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.

Fique atento e tome as medidas necessárias para proteger sua saúde e a de sua família!